O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra (estadiamento) e do tipo de tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).
A cirurgia da mama é um procedimento realizado para tratar e retirar o tumor que acomete a região mamária. Existem dois tipos de cirurgia para esta finalidade:
Cirurgia conservadora da mama:
Consiste na retirada da lesão da mama que contém o tumor. O objetivo é retirar o tumor junto com algum tecido normal adjacente como margem de segurança.
Mastectomia:
Procedimento na qual toda a mama é retirada. Inclui todo o tecido mamário e alguns tecidos próximos. Pode preservar a pele e mamilo para reconstrução, possibilitando também, a redução da mama.
Quando devo procurar um médico?
O recomendável é que todas as mulheres façam o autoexame e, mamografia, a partir dos 40 anos de idade. Percebendo qualquer nódulo, procure um médico para investigação, por meio do exame clínico, exames de imagem ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia.