É um tipo de tratamento em que se utilizam medicamentos para combater o câncer. Estes medicamentos são levados a todas as partes do corpo, destruíndo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que se espalhem. Esses medicamentos matam as células tumorais com sua toxicidade, impedindo o seu crescimento ou aliviando os sintomas causados pelo desenvolvimento do tumor. Ela pode ser indicada antes ou após uma cirurgia, ou isoladamente, sem que haja indicação cirúrgica.
A indicação do tipo de tratamento a ser feito depende de vários fatores, como: o tipo de tumor, localização e estado da doença. As drogas quimioterápicas têm a vantagem de se distribuir por todos os locais do corpo, destruindo, controlando ou inibindo o crescimento das células doentes.
A quimioterapia pode ser administrada via oral (pela boca), intravenosa (pela veia), intramuscular (pelo músculo), subcutânea (abaixo da pele), intratecal (pela espinha dorsal) e tópica (sobre a pele).
O tratamento pode ser ambulatorial ou por internamento. Quando ambulatorial, o paciente se desloca até a Oncomedi e o tratamento é administrado por uma equipe capacitada que fornecerá todas as orientações e cuidados necessários, após o paciente retorna para a sua casa. Quando internado, o paciente é hospitalizado durante o processo de tratamento.