- Quando a quimioterapia é administrada no paciente?
-
Não há regras para o uso da quimioterapia. Pode ser aplicada antes ou depois da cirurgia de retirada do tumor ou até mesmo isoladamente.
- Como a quimioterapia é administrada?
-
A quimioterapia pode ser administrada de várias maneiras, dependendo do tipo de câncer e dos medicamentos empregados. As mais comuns são por via oral (pela boca) e endovenosa (pela veia), esporadicamente, a administração é por meio de injeções intramusculares.
Após prescrição médica, sua quimioterapia será marcada e você receberá do enfermeiro de quimioterapia as orientações sobre o seu tratamento.
O tratamento, será administrado por profissionais capacitados da equipe que desenvolverão auxílio durante todo processo de atendimento.
- Quais são os efeitos dos remédios em meu corpo?
-
Os medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo, provocando as metástases.
- O número de sessões pode variar?
-
Sim. Ele depende do comportamento do tumor, mas, geralmente a quimioterapia é indicada até o final da doença.
- O tipo de medicamento é sempre o mesmo?
-
Não. Ele varia de acordo com o tipo de tumor, local da lesão e características do crescimento das células cancerosas.
A prescricão modifica-se confome diagnóstico decorrente do laudo médico, bem como, quantidade dos ciclos de tratamento.
- Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?
-
Nem todos os pacientes submetidos à quimioterapia apresentarão os efeitos colaterais do tratamento, sendo: fraqueza, diarréia, constipação intestinal, perda de peso, aumento de peso, feridas na boca, queda dos cabelos e outros pêlos do corpo, enjoo, vômitos e tonturas.
Contudo, esses efeitos e a extensão deles, depende da reação de cada organismo. Converse com o seu médico; afinal, mesmo que a quimioterapia seja um tratamento complexo, é possível ter qualidade de vida durante sua administração.
- A quimioterapia causa dor?
-
A dor depende da sensibilidade de cada pessoa. Como descrito acima, alguns efeitos colaterais podem ocorrer. Seu médico indicará os medicamentos que auxiliarão a amenizar os efeitos colaterais.
- A vida sexual é afetada durante o tratamento da quimioterapia?
-
Eventualmente podem ocorrer ressecamento vaginal, diminuição da libido (desejo sexual) em ambos os gêneros e ondas de calor.
Em alguns casos pode haver suspensão temporária da menstruação ou até mesmo a pausa precoce. Todas estas situações podem surgir em vários graus de intensidade. O que dependerá do quimioterápico, dose, duração do tratamento, idade do paciente e principalmente da reação de cada organismo.
Importante salientar que sexo é saúde e, também um elemento importante de afetividade. Pode contribuir na autoestima o que auxiliará no enfrentamento da doença.
Informações importantes:
Usar preservativo nas relações sexuais durante o tratamento quimioterápico. A gravidez deve ser evitada, pois alguns quimioterápicos podem desencadear má formação fetal; O preservativo irá prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (IST), durante períodos de baixa imunidade.